Móveis antigos podem ser aliados a outros mais modernos na decoração
Colaborou Neia Meneses
Sabia que aquele móvel antigo abandonado no cantinho da casa pode ser de grande ajuda na decoração? Pois é, a tendência é aliar móveis antigos a outros mais modernos. Mas não basta apenas alocá-lo em um espaço da casa. Alguns itens devem ser observados para que o encaixe na nova decoração seja perfeito.
De acordo com o arquiteto Antônio Ferreira Jr, qualquer móvel antigo pode ser reformado e utilizado em uma decoração. Entretanto, alguns pontos precisam ser observados. “É necessário verificar se a estrutura dele está boa. Se não está com cupim, se tem muito folheamento para ser feito, pois às vezes a folha da madeira está boa e é possível ser reutilizada”, enfatiza.
Para não errar na hora de dar uma “cara nova” ao ambiente, o profissional dá algumas dicas que são primordiais. “É sempre bom prestar atenção no volume do móvel e quais objetos estarão perto dele, para que ele possua um tamanho compatível com a decoração. É necessário verificar as texturas que estão sendo usadas e levar em consideração o tipo de material, para que ele entre de maneira discreta no meio dessa decoração. A cor também precisa ser avaliada”, pondera.
Segundo o arquiteto, é possível conciliar uma decoração moderna a móveis antigos. E dependendo da expressividade do móvel, é possível modificar a decoração com apenas um item.
Na relação custo x benefício, a reforma de um móvel antigo pode valer a pena. “Os valores dependem do que vai ser feito para a reforma: se vai laquear, relustrar ou refolhar. Uma cômoda, por exemplo, se for de jacarandá e precisar ser toda reformada, pode chegar a R$ 1.500, mas se for uma madeira menos nobre, pode sair por menos de R$ 500”, conclui.
Agência Unipress Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário